Caseum garganta: entenda o que é, sintomas e como tratar

Você sofre com o mau hálito e a aparição de bolinhas brancas na garganta? Pode se tratar de caseum garganta! Esse é um termo pouco conhecido para um problema que afeta muitas pessoas diariamente.

Para entender mais sobre o que é caseum, quais são os sintomas e opções de tratamento, continue a leitura abaixo. Preparamos um conteúdo explicando tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira:

O que é caseum garganta?

O caseum, também chamado de “cáseo amigdaliano” ou ainda de “tonsilolitos” é o aparecimento de bolinhas brancas na garganta. Elas se localizam nas amígdalas e podem provocar dor, mau hálito e demais tipos de desconfortos. 

Essa condição é mais frequente em adultos, mas também pode afetar as crianças. Ocorre devido a um processo inflamatório das amígdalas, as causas que levam a esse problema você vai descobrir no decorrer do texto.

É normal ter caseum?

Ter caseum garganta é um problema relativamente comum. Não se pode dizer que é algo totalmente natural do organismo humano mas sim algo que acontece por influência de fatores externos de forma frequente na população.

As únicas pessoas que podem afirmar que não vão ter os cáseos são as que por algum motivo não tem mais as amígdalas. Já que as bolinhas brancas aparecem por inflamações na região.

Causas do caseum garganta

Entre as principais causas do caseum garganta está o acúmulo de alimentos na região da garganta. Isso pode acontecer pela falta de higienização e também devido a um aumento na amígdala, fazendo com que partículas parem no tecido.

Logo, o cáseo está relacionado a uma inflamação da amígdala. Pois o fato dela estar mais inchada pode provocar o acúmulo de resíduos e com isso o surgimento das bolinhas brancas na garganta.

Além disso, pessoas que sofrem com rinites e sinusites podem ter maior incidência dessa condição. Já que o muco produzido por essas doenças respiratórias também se acumulam na amígdala.

É possível ainda citar a boca seca e a salivação excessiva como causas dos cáseos. Pois transformam a região da garganta em um ambiente fora de suas condições normais, prejudicando a auto limpeza do sistema.

Caseum amigdaliano é perigoso?

Embora seja um problema que causa desconforto, não apresenta grandes perigos à saúde. É diferente, por exemplo, de bolas de infecção, as quais representam mais risco ao paciente.

Muitas pessoas acabam expelindo o caseum garganta para fora quando tossem sem nem ter consciência do que se trata. Devido a sua consistência, pode se desprender sem a necessidade de medicamentos.

Porém, é preciso uma análise clínica para identificar se realmente se trata de cáseos amigdalianos ou não. Pois o tratamento muda de acordo com o diagnóstico, uma inflamação mais grave por exemplo, exige o uso de antibióticos.

Quantos dias duram o caseum garganta?

Em alguns quadros, o cáseo pode ser eliminado de forma natural dentro de poucos dias pelo próprio organismo. Já em outros, pode demorar mais tempo e então causar mais desconfortos.

Para casos em que o paciente está sofrendo com dores e mau hálito, é recomendado realizar o tratamento mais adequado no momento. Que pode ser a remoção do caseum garganta com um profissional ou ingestão de medicamentos.

Sintomas de caseum

O principal fator para identificar os cáseos amigdalianos é o surgimento das bolinhas brancas na garganta. Porém, existem outras manifestações que podem acontecer e por isso é importante conhecê-las.

Entre os sintomas do caseum, estão:

  • Mau hálito ou halitose;
  • Inchaço nas amígdalas;
  • Sensação de corpo estranho na garganta;
  • Tosse;
  • Dificuldade de engolir;
  • Pontinhos brancos na garganta;
  • Gosto ruim na boca;
  • Dor no ouvido.

Os pacientes com caseum garganta podem manifestar esses sintomas listados, assim como podem apenas visualizar as bolinhas brancas na garganta e não sentir nenhum outro incômodo associado.

Em quadros os quais existe a presença de dores fortes, é recomendado a procura de um profissional especialista para uma consulta. Já que pode estar relacionado com uma infecção na garganta mais grave.

Tratamentos para bolinhas brancas na garganta

O tratamento de caseum geralmente consiste na realização de uma boa higiene oral, combatendo a origem do problema e evitando novas ocorrências. Essa higienização pode ser feita inclusive com soluções caseiras.

O uso de medicamentos como os antibióticos só deve acontecer com a prescrição médica, pois depende de uma avaliação clínica que comprove a presença de bactérias orais. Geralmente nos casos em que o paciente está com dor.

Para quem sofre com constantes episódios de caseum, é possível ainda fazer um tratamento a laser para uniformizar o tecido amigdaliano e evitar que as partículas dos alimentos parem na região. Esse procedimento deve ser feito por um especialista.

Como tirar as bolinhas da garganta?

Na internet existem vários conteúdos que ensinam a remover as bolinhas brancas da garganta em casa, porém essa ação não é recomendada. Já que são altas as chances de machucar a região utilizando objetos inapropriados.

Além disso, os materiais utilizados para remoção do caseum podem não estar corretamente esterilizados e provocar uma inflamação na garganta. Consequentemente, sintomas ainda piores podem aparecer.

Como eliminar o caseum naturalmente?

Fazer a retirada das bolinhas amigdalianas sozinho não é indicado, mas existe algo que você pode fazer sem correr riscos de prejudicar a sua saúde bucal. É o caso de métodos caseiros de higienização para caseum.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de como fazer uma limpeza oral simples em casa. Confira:

  • Gargarejo com vinagre de maçã;
  • Enxágue com uma solução de água morna e sal;
  • Enxaguante bucal;
  • Ingestão de cenoura;
  • Uso de óleos essenciais;
  • Consumo de alimentos probióticos como iogurtes naturais.

Esses são alguns exemplos de métodos caseiros para caseum garganta, formas de eliminar as bolinhas brancas da garganta sem precisar de medicamentos químicos e sem correr o risco de machucar as amígdalas.

Vale ressaltar que os gargarejos e enxágues devem ser feitos de duas a três vezes ao dia, não ultrapassando esse limite para não agredir a mucosa da boca e também não prejudicar os dentes.

O que acontece se não tirar o caseum da garganta?

O caseum garganta geralmente se desprende sozinho e acaba sendo engolido ou expelido na tosse. Mas também existe a possibilidade de se tornar alimento de bactérias orais e com isso gerar problemas mais sérios como amigdalites.

Então, a não remoção das pedras amigdalianas pode levar ao mau hálito e a dores intensas. A dica para não chegar a esse ponto é investir na prevenção do caseum garganta, focando em uma boa escovação após as refeições, uso de fio dental e enxaguantes.

Ao identificar o problema, consulte um médico ou um dentista que poderá auxiliar na melhor forma de tratamento para retirar o caseum antes que se transforme em um quadro mais complicado de se resolver.

Conclusão

Diante de tudo aqui mencionado sobre caseum garganta, ficou evidente que o caseum é uma condição comum mas que merece atenção. Os sintomas relacionados podem ser um incômodo no dia a dia e por isso, é importante realizar um tratamento.

Nota-se também que a higienização bucal é o principal caminho para evitar esse e outros problemas que afetam a saúde da boca. Até mesmo os métodos caseiros podem ajudar a combater as bolinhas na garganta.

Na dúvida, a recomendação é sempre procurar por um especialista, ele poderá avaliar o quadro, diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada paciente. Ao identificar algum dos sintomas citados aqui, consulte um médico ou dentista!

Confira nossos outros artigos

Os dentistas, antes voltados apenas para higiene e tratamento de doenças bucais, agora também são especialistas em aprimorar a estética facial e criar sorrisos perfeitos. Clique abaixo e saiba mais.

Procedimentos odontológicos estéticos visam restaurar a autoestima de pacientes insatisfeitos com seu sorriso, tratando desgastes, assimetrias e coloração amarelada. As lentes de contato dentais são uma opção moderna para transformar o sorriso de maneira natural e duradoura.

Os alinhadores invisíveis, feitos de material transparente, são uma opção rápida e confortável para adultos que desejam corrigir os dentes sem usar aparelhos metálicos tradicionais.