Gengivoplastia: entenda o que é, como é feito e para quem é indicado

Hoje com o avanço dos estudos existem procedimentos cirúrgicos modernos e mais específicos para tratar problemas estéticos odontológicos. Como por exemplo, o sorriso gengival que incomoda muitas pessoas.

A gengivoplastia, realizada para melhorar a aparência do sorriso e devolver a autoestima do paciente, é um desses procedimentos. Porém, o tema ainda é recente e gera dúvidas sobre a sua realização.

Então se você quer entender mais sobre a gengivoplastia, continue a leitura abaixo. Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre essa cirurgia. Confira:

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento de cirurgia plástica realizada no tecido gengival. O seu objetivo é modificar o formato da gengiva para que ela fique mais simétrica e não prejudique a aparência dos dentes.

Geralmente, ela é indicada para pacientes que quando sorriem tem grande exibição da gengiva. É o que chamamos de “sorriso alto”, fator que costuma ser genético mas que também pode ser adquirido por uso de aparelhos ortodônticos.

A cirurgia gengival em sua maioria é feita por finalidade estética, mas serve também como tratamento de retrações na gengiva e alta sensibilidade por exposição da raiz dos dentes.

Por que realizar a gengivoplastia?

A gengivoplastia possui tanto benefícios estéticos quanto funcionais, é uma alternativa de tratamento para casos os quais o paciente tem retração de gengiva e sofre com os sintomas causados pela exposição dos dentes.

Sensibilidade ao mastigar ou ingerir líquidos, perda de massa óssea e perda dental são só alguns dos problemas que podem ser tratados com a realização desse procedimento.

Além disso, esse tipo de cirurgia plástica é ainda uma forma de combater as doenças periodontais. Pois, evita o acúmulo de bactérias na gengiva e garante mais saúde bucal para o paciente.

Como é realizado o procedimento?

Os passos da cirurgia gengivoplastia vão variar conforme o quadro de cada paciente, por isso, antes o cirurgião dentista responsável irá fazer uma avaliação clínica detalhada, assim como também podem ser necessários exames prévios.

Nos casos de sorriso gengival, pode ser necessário realizar como complemento do tratamento uma gengivectomia, outro pequeno procedimento em que é removido o excesso de tecido gengival. 

Assim como pode ocorrer a necessidade de remodelação do osso, deslocamento dos dentes ou enxerto gengival. Mas como já mencionado, depende da condição de cada paciente e tudo é feito com muito planejamento.

Independentemente, para a realização da gengivoplastia é aplicada uma anestesia local. Ação que inibe o paciente de dor durante todo o procedimento, garantindo mais tranquilidade.

Antes e depois da gengivoplastia

Para ter uma ideia dos resultados da gengivoplastia antes e depois os dentistas podem usar de recursos virtuais. Assim, conseguem mostrar ao paciente qual a expectativa pós procedimento.

Porém, é importante ressaltar que a simulação não é 100% precisa, é uma ferramenta eficiente que chega muito próximo da realidade após a cirurgia mas é possível que exista algumas pequenas diferenças entre a projeção e o resultado final.

Então, o paciente deve ter isso em mente para que não ocorra conflitos de expectativa x realidade. Vale lembrar que o planejamento prévio é fundamental para que a execução ocorra da melhor forma e os resultados sejam satisfatórios.

Riscos associados à gengivoplastia

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a gengivoplastia apresenta alguns riscos. É importante dizer que para garantir uma cirurgia segura e bem sucedida é fundamental a escolha de um profissional qualificado para a função.

A falta de planejamento por parte do cirurgião pode resultar em problemas como desalinhamento da gengiva, espaços excessivos entre os dentes ou até mesmo causar retração no tecido gengival.

Entre os efeitos comuns após a realização da gengivoplastia está a sensibilidade temporária nas gengivas e nos dentes. Porém, o sintoma desaparece dentro de alguns dias após a recuperação total do paciente.

Para evitar problemas de má execução, a dica é buscar referências e recomendações de profissionais da estética dental que tenham capacitação e experiência na área para realizar o procedimento com excelência.

Dessa forma, os gengivoplastia riscos associados são reduzidos, já que muitas vezes estão relacionados à conduta inadequada e a falta de planejamento que prevê possíveis intercorrências.

Pós-operatório e Cuidados

Na maioria dos casos, a gengivoplastia pós-operatório é tranquila mas exige que os pacientes sigam corretamente todas as recomendações do cirurgião dentista. Como por exemplo, dois dias de repouso total para a recuperação.

É normal que durante o tempo da recuperação as gengivas fiquem inchadas e mais avermelhadas, para que esse processo passe mais rápido, o dentista pode indicar a ingestão de líquidos e alimentos frios.

Como pelo terceiro dia de pós-operatório o tecido gengival já vai retornando ao aspecto normal, grande parte dos pacientes já costuma voltar às suas atividades. Porém, depende da análise feita pelo profissional que realizou o procedimento.

Se o dentista responsável pela gengivoplastia recuperação avaliar que a cicatrização ocorreu bem, o paciente recebe autorização para seguir sua rotina. Podendo até mesmo voltar a se alimentar sem restrições.

o que é gengivoplastia

Gengivoplastia em Curitiba

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico simples mas que exige um bom planejamento prévio e deve ser realizado por profissionais capacitados. Garantindo segurança e bons resultados finais.

Então, se você não está confortável com seu sorriso e procura onde fazer gengivoplastia em Curitiba, precisa conhecer a Benessere Odontologia Estética. Uma clínica moderna e com toda a preparação necessária para a cirurgia.

Nossos profissionais são altamente qualificados e estão esperando você para uma avaliação. Com um atendimento personalizado, todo o processo pré e pós gengivoplastia procedimento é planejado conforme o quadro de cada paciente.

A Benessere está localizada em uma região de fácil acesso em Curitiba e trabalha com diferentes tipos de procedimentos, desde os funcionais até os de estética dental. Agende uma consulta para mais informações da gengivoplastia valores e como funciona na clínica.

Conclusão

Diante de tudo aqui comentado, ficou claro que a gengivoplastia é uma cirurgia plástica que tem como principal finalidade corrigir fatores estéticos mas que também pode ser feita como tratamento de outras condições, como a retração gengival.

Trata-se de um procedimento que deve ser realizado por um profissional qualificado, diminuindo os riscos e garantindo mais segurança para o paciente. Por isso, a escolha da clínica deve ser muito bem avaliada.

É fundamental realizar consultas prévias e exames que vão direcionar o cirurgião dentista no planejamento e execução da cirurgia gengival. Assim, garante um resultado satisfatório ao paciente.

Então na hora de procurar a melhor clínica odontológica para realizar a gengivoplastia em Curitiba, lembre-se de quem é referência no assunto. A Benessere está te esperando para uma avaliação!

Transforme seu sorriso hoje mesmo!